Para onde vai aquele valor que você paga todo mês de provedor e que não serve para nada? E que muitas vezes a empresa que fornece a banda larga põe a culpa pelo sinal instável ou com baixa velocidade (a CTBC fez isso comigo centenas de vezes) ?
Veja aqui.
--
Quem é que fornece o serviço de banda larga afinal? Todo o serviço e tecnologia ADSL é fornecido exclusivamente pela operadora Banda Larga, como a Oi, a CTBC e outras. Todos os recursos, velocidade, sistemas… enfim, tudo, é fornecido pela operadora de banda larga.
A iniciativa era ajudar os pequenos provedores mas, como a autenticação não necessita tecnologia alguma, em qualquer lugar do país, uma empresa poderá firmar um contrato com a operadora e começar a fornecer a autenticação para qualquer canto do território.
Como pode ser observado, a iniciativa do governo em querer ajudar os pequenos provedores de internet, pouco resultado trouxe, uma vez que, por não ser necessário barreiras geográficas, os grandes provedores, como Uol, Globo, Terra, BR Turbo e outros, estão dominando este mercado, “quebrando”, da mesma maneira, os pequenos provedores.
Mas então por que é que muitas pessoas contratam internet banda larga na BR Turbo, no Terra, no Uol… em vez de contratarem direto na operadora (Oi, Virtua, Telefonica etc)???
Bem, por uma questão de marketing. O cliente pode contratar tanto na operadora, como diretamente pelo provedor de autenticação. Como estes têm interesse, fazem de tudo para ganhar o cliente, oferecendo comodato de modem, etc. Mas, na verdade, o cliente só perde dinheiro com estas ofertas dos grandes provedores. Cabe a cada cliente escolher onde deseja adquirir. É muito recomendado contratar diretamente na operadora e não na autenticação.
Como funciona a autenticação? Muito simples. Quando o modem é ligado, ele é automaticamente conectado à operadora (como a Oi Veloz, por exemplo). Então, neste momento, a operadora envia uma espécie de chamado diretamente ao provedor, como se perguntasse: o cliente xyz com a senha zyx está aí?
O provedor responde à operadora: sim ou não. Se a resposta for sim, a operadora libera o tráfego ao cliente. Se for não, a operadora bloqueia o tráfego e o cliente fica sem internet.
Como podemos ver, esse é o único serviço que o provedor de autenticação faz. Feito isso, o provedor entrará em ação novamente, apenas na próxima vez em que o modem é ligado. Por isso, não há qualquer interferência na velocidade da banda larga por causa do provedor, o provedor de autenticação, não opera mais do que alguns segundos em todo o tempo de conexão. E, como podemos ver ainda mais claramente, trata-se de um serviço obrigatório, mas totalmente desnecessário, mais um dos absurdos de nosso país.
Você pode ter a certeza, não importa qual o provedor de autenticação usará, a sua internet banda larga, não sofrerá nenhuma intervenção do provedor de autenticação. Nada influencia na velocidade ou nos problemas que aparecem.
Por isso, já que é obrigatório (vamos torcer para quem um dia isso acabe), você tem o direito de pagar o mínimo possível por este serviço de autenticação.
Sua melhor iniciativa na banda larga é pagar o mínimo possível para autenticar sua ADSL
Benati
"Carpe Diem"
gostei das informaçoes valeu
ResponderExcluirA AmericaOnline está ligando insistentemente para a minha casa, me intimando para eu adiquirir o provedor pago, quando temos os gratuitos, querem me estorquir a quaquer custo. irei ligar para ouvidoria, quero saber se a Anatel aprova isso.
ResponderExcluirPutz os caras torram a paciencia mesmo, também estou cansado de dizer não a esse povo chato me ligando toda hora!
ExcluirEstão me cobrando por algo que eu não pedi,e eu LIGO nos números e dá erro.O que fazer?
ResponderExcluir