terça-feira, 29 de maio de 2012

DICAS PARA ANDAR EM GRUPO (COMBOIO ou BONDE)

Época de sol no centro-oeste, dezenas de eventos pipocando, muitos bondes sendo formados, e muita gente nova pegando bonde pela primeira vez...
Sempre é bom dar uma relembrada nas boas práticas de andar em comboio (que sempre é perigoso!):

SERIA MUITO BOM QUE LESSEMOS E APLICASSEMOS NOS NOSSOS PASSEIOS

Dicas (em ingles), com animação:
http://www.sunsethog.com/groupRiding.html
Dicas em portugues, com animação:
http://www.motoseguranca.com.br/dicas.html
Mas também é importante conhecer vários outros macetes que só a prática nos traz, e que não são abordados na grande maioria das instruções de pilotagem em comboio (pois só tratam da pilotagem em si):
- Combinar o roteiro e as paradas, e TODOS devem conhecer. Isso evita alguém ficar perdido. Alguém que parar pra fumar ou outras necessidades pode recuperar o tempo na estrada sabendo pra que lado ir. As paradas combinadas não devem ser alteradas depois que a viagem começar;
- Viajar em grupo é em grupo, não é três ansiosos dispararem na frente e deixar os lentos pra trás. Não é um bando de gente indo junto pro mesmo lugar! Saída de posto por exemplo, é quando o último estiver pronto. Viajar em grupo é partirem juntos e chegarem juntos, é um cuidar do outro, é não deixar ninguém pra trás;
- A segurança de TODOS é responsabilidade de CADA UM. Comboio não é lugar pra brincadeiras e falta de atenção. Mantenha a distância correta de segurança, atentando para possíveis carros que queiram se enfiar no meio. Conheça quem está à sua volta, como ele pilota, como ele freia, como ele faz curvas;
- NUNCA, MAS NUNCA ultrapassem caminhões em descida pra ficar na frente dele. Se não tiver uma boa condição, é melhor esperar uma subida, ou uma boa reta;
- Não disputem espaço na estrada! Sempre vai ter um carro que quer passar por cima de todo mundo. Deixem os caras com diarréia passar logo!
- TODOS devem ter o telefone de TODOS, para facilitar os contatos em caso de emergência;
- Carro de apoio, vai ATRÁS. Não é na frente, nem no meio, nem do lado! É ATRÁS das motos! Motivos listados no final da mensagem;

NO CASO DE FILMAGENS:
- CUIDADO! é uma das coisas mais inseguras de se fazer na estrada, ainda mais em comboio.
- A pior situação é se for um carro filmando! Façam todos saberem, antes da partida, qual carro vai fazer as filmagens, e botem um adesivo na lateral direita E na parte traseira do carro para que durante a estrada as motos saibam que o carro que está atrapalhando o bonde é o que está filmando;
- Sim, carro filmando VAI atrapalhar o bonde, e o trânsito todo. O motorista do carro tem que ficar ESPERTO, condução segura sempre, e quem estiver filmando também. Lembrem que estão NA ESTRADA, não numa festa.
- Se for o carona filmando, sobre a moto, o PILOTO tem que lembrar também da condução segura. Nada de ficar costurando no meio do bonde! Lembrar que o garupa estará distraído e pode não estar preparado para aquela freada, acelerada, curva, etc.
- Cuidado com a famosa "disparada" para se adiantar ao bonde e filmar a passagem do mesmo. Combinem quem vai fazer isso, combinem um sinal pra isso, pra ninguem estranhar a disparada do sujeito. E para o piloto que fizer isso, CONHEÇA A ESTRADA! Ninguém quer chegar numa curva e ver o amigo lá embaixo no barranco porque não conhecia o traçado!

Motivos do carro de apoio ir atrás das motos:
- prejudica a visão da pista, vem um buraco por baixo do carro e a moto não tem tempo de desviar;
- carro freia diferente da moto (melhor que a moto), numa freada brusca do carro a moto tem que desviar, se virar nos 30;
- as motos são mais ágeis, e naturalmente vão se distanciar do carro em trechos congestionados. Se todo mundo esperar pelo carro, o dia acaba e ninguem chega.
- o carro deve saber o roteiro, as paradas, e o contato de todos. Pode ficar pra trás, mas nunca perdido!
- a função do carro de apoio é... DAR APOIO! Se alguma moto quebrar no caminho e ninguém ver (o que já é sinal de comboio errado), o CARRO é o último recurso de ajuda.

PS:
1 - Bressan já participou de bonde com 200 motos por 180Km em pista simples e está vivo para contar a história!
2 - Claro que existem muitas outras dicas e recomendações. O objetivo é promover o debate. Ajude a melhorar o texto, se tiver algo a contribuir!

OUTRAS DICAS ( e definições) copiadas da "Lista Shadow"
 
O Ponteiro

Define os caminhos e velocidade do bonde. Deve conhecer o percurso a ser seguido ou ter estudado cuidadosamente o mapa para poder orientar o bonde.
Dosa a velocidade geral e mantém o agrupamento. Sinaliza com antecedência antes de mudar de pista para ultrapassagem, calculando a distância do veículo e o tamanho do grupo para que não haja redução de velocidade cruzeiro e muito menos `quebra' da formação. Sinaliza com antecedência também antes de entrar em vias para evitar que alguém perca a entrada.Vai para a faixa da direita para dar ultrapassagem a veículos mais rápidos apenas quando tiver espaço suficiente para o grupo todo entrar, e analisa se é cabível mudar de faixa naquele momento, ou aguardar para que a pista da direita esteja mais livre para não ter diminuição de velocidade. Nesse caso, quando  todos estão com seta para a direita, o ponteiro contesta mantendo seta para esquerda indicando que ainda não é o momento de dar passagem.

O Ferrolho

O ferrolho é tão ou mais importante que o ponteiro para a boa condução do grupo na estrada, principalmente grupos grandes. Segura os veículos que porventura quiserem ultrapassar o grupo, e deve sinalizar com o pisca para direita. Após todo o grupo ter mudado de faixa, o ferrolho também muda, liberando o veículo. Se perceber que ninguém está dando a seta, fazer sinal com o farol alto para que percebam. Aqui um ponto importante: o próximo piloto na frente do ferrolho deve sempre estar atento a esse movimento, e não podemos achar que o ponteiro irá conseguir enxergar a sinalização do ferrolho. Essa sintonia é muito importante para a segurança do bonde. Do mesmo jeito, assim que o ponteiro der seta para esquerda, o ferrolho deve entrar à esquerda para segurar os veículos, e sinalizar para o resto do grupo a pista livre. Ao perceber algum problema com o grupo, deve acelerar até o ponteiro e comunicar. Esse comportamento só deve ser adotado em caso de problemas que não obriguem a parada ou redução de velocidade do bonde – nesses casos é melhor que o bonde reduza ou pare e que o ponteiro controle esse comportamento pelo retrovisor.

Miolo/Meio

Deverão indicar as sinalizações de pisca, situação de estrada e sinais gerais (entrar a esquerda / direita com o braço, formação única, etc.) além de não permitir, até onde sua segurança e a do bonde não sejam comprometidas, que outro veículo entre no meio da formação. Particularmente importante é a reprodução dos sinais de pisca-pisca, principalmente do ferrolho, para que o ponteiro fique sabendo o que o ferrolho sinalizou. (quando o bonde é pequeno)

Um comentário:

  1. NUNCA E TARDE PARA APREDER ALGO MAIS,POIS SE TRATANDO DE VEICULO COM APENAS DUAS RODAS, TODA INFORMAÇÃO E BEM VINDA.
    COMPLEMENTANDO, E DE ESTREMA IMPORTANCIA UMA REUNIÃO PREVIA PRA DECIDIR MAIORES DETALHES .
    FORTE ABRAÇO
    TATICÃO

    ResponderExcluir